Mostrando postagens com marcador Cartas de Oração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cartas de Oração. Mostrar todas as postagens

Praia, outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

“Dêem graça ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações” Salmo 105:1

Queridos(as) irmãos(ãs),
Graças ao Senhor, o problema de falta de energia foi resolvido. Apenas a água não está vindo como normalmente. Orem por isso!
Continuamos com nossas programações normalmente. Agora temos dois grupos de bordado: um pela manhã, na quinta-feira, e outro à tarde, na quarta e sexta. Temos umas setes meninas no grupo da tarde e umas dez no grupo da manhã. Neste sábado, à tarde, começamos um tempo de futebol com elas, depois elas ficaram para a programação evangelística que fazemos todos os sábados à noite na mini-quadra. Em seguida, fomos levá-las em casa e aproveitamos para conhecer as mães delas. Orem para que esse nosso contato com as famílias delas continue.
Domingo, continuamos com a EBD. As meninas começaram a aparecer para a minha sala (sala de mulheres). Estou estudando com elas as mulheres da Bíblia. Já estudamos Eva e Miriã, a próxima será Sara. Pr Júnior está na sala para homens e Mônica com as crianças.
Neste domingo, comemoramos, na EBD, o aniversário do Pr Izaías. Ele passou uma semana aqui conosco e teve que retornar ao Brasil ontem. Ele com sua família foram para o Brasil no mês passado para um mês de descanso, lá eles souberam que Elda estava grávida, mas sua gravidez requer alguns cuidados especiais, então eles não poderão retornar enquanto o bebê não nascer. Orem por eles!
Continuo fazendo estudo bíblico com a Evelyne. Ela ainda tem mostrado bastante interesse, mas ainda não fez uma decisão. A Nhuca não tem vindo para os estudos, ela tem sofrido com alguns problemas de saúde. Orem por ela e sua família.
A Kélida não tem mais mostrado interesse em fazer estudo bíblico e não tem vindo aos cultos. Já conversei com ela algumas vezes, mas nada mudou. Orem por ela.
Por favor, continue orando pela minha saúde. As crises alérgicas continuam, os exames detectaram uma bactéria na cavidade nasal, fiz o tratamento para matar a bactéria, mas não melhorei das urticárias. Fui hoje à médica e ela suspeita que seja emocional ou estresse.
Continuamos procurando um local para alugar para a igreja, enquanto não temos condições de comprar o prédio que está à venda, perto de nossa casa. Orem por isso, pois a sala da minha casa já não é adequada.
Aproveito para agradecer a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração. Conto com as orações de todos!
• Agradeçam ao Senhor por todo o Seu cuidado e por Sua direção em todas as áreas da nossa vida;
• Agradeçam a Deus pelos meus estudos e peçam que eu continue tendo êxito. Peçam, em especial, pela salvação dos meus colegas;
• Para que a Kélida volte a ter interesse nas coisas de Deus;
• Pela salvação da Evelyne e da sua família;
• Pelo crescimento espiritual e saúde da Nhuca;
• Pela salvação das meninas que participam do bordado;
• Pela salvação de todos que participam dos estudos bíblicos;
• Pela salvação das crianças da salinha e pelo crescimento espiritual das que já são salvas;
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela nossa proteção e nossa saúde;
• Para que possamos comprar o prédio que está à venda perto de nossa casa;
• Pela salvação de todos que têm ouvido a Palavra;
• Pela família do Pr Izaías, em especial, pela Elda que está grávida.

EBD - sala das mulheres

Maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

“Dêem graça ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações” Salmo 105:1
Queridos(as) irmãos(ãs),

O mês passado foi um mês muito especial para mim. Recebi a visita do meu pai que me deu a alegria de passar três semanas maravilhosas comigo. Obrigada, Senhor!
Além dele, recebemos também um grupo de irmãos da Igreja Bíblica Maranata de Fortaleza e um irmão de Canindé. Eles apoiaram nosso trabalho, realizando conosco duas EBF´s, torneio de futebol e basquete e cultos evangelísticos. Foram momentos preciosos!
Aproveito para agradecer todo o material que esses irmãos trouxeram para nós, resultado das doações dos irmãos do Brasil. Tudo será muito útil no nosso trabalho aqui.
Pr Júnior e sua família estão se preparando para ir ao Brasil este mês para dar relatórios do trabalho nas igrejas. Eles ficarão aí por três meses. Com isso, tenho assumido, com o apoio da Mônica e da Elda, o projeto do bordado. Também ficarei dando estudo bíblico para algumas moças que ela evangelizava. Como Elda ainda está se recuperando da cirurgia, também assumir o trabalho com as crianças, nesse período. Além disso, ainda continuarei dando estudo bíblico para a Kélida e Evelyne, me dedicando aos estudos no mestrado e dando aulas de reforço de português para alguns dos nossos jovens. O trabalho triplicou! Orem por mim.
A Nhuca, mãe do Walter a quem eu dava estudo bíblico, não tem aparecido. Pretendo ir visitá-la na próxima semana para animá-la a retornar aos estudos.
Tenho feito traduções dos meus estudos bíblicos para o crioulo, depois dou para uma colega do mestrado, chamada Karina, para ela corrigir. A Karina tem sido uma colega muito legal que tem me ajudado muito no aprendizado da língua.
Com o mestrado, já tenho começado a traduzir alguns versículos para o crioulo para as crianças memorizarem na salinha. Tem sido bem mais fácil para elas a memorização dessa forma.
Temos desenvolvido um trabalho numa cidade no interior da ilha, Pedra Badejo. Estamos indo para lá todos os sábados, quando fazemos um trabalho com crianças, bordado para mulheres, futebol para homens, escola bíblica e culto. Orem por esse trabalho.
Aproveito para agradecer a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração. Conto com as orações de todos!

• Agradeçam pela viagem do meu pai e o tempo que Deus nos deu juntos aqui;
• Agradeçam ao Senhor por todo o Seu cuidado e por Sua direção em todas as áreas da nossa vida;
• Agradeçam a Deus pelos meus estudos e peçam que eu continue tendo êxito. Peçam, em especial, pela salvação dos meus colegas;
• Pelo crescimento espiritual da Kélida e por seus estudos;
• Pela salvação da Evelyne e da sua família;
• Pela salvação e saúde da Nhuca;
• Pela salvação das meninas que participam do bordado;
• Pela salvação de todos que participam dos estudos bíblicos;
• Pelo salvação das crianças da salinha e pelo crescimento espiritual das que já são salvas;
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela nossa proteção e nossa saúde;
• Para que possamos comprar o prédio que está à venda perto de nossa casa;
• Pela salvação de todos que têm ouvido a Palavra;
• Pela Elda que se recupera de uma cirurgia.

Com meu pai em Pedra Badejo

Grupo do Brasil na EBF

Trabalhando na EBF

Ministério com crianças em Pedra Badejo

Feveiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Queridos(as) irmãos(ãs),

Estou no meu nono mês aqui em Cabo Verde, tem sido um tempo de muitos desafios e aprendizado. Deus nos usa na Sua obra, mas também usa a Sua obra para nos moldar e fazer-nos mais parecidos com o Seu Filho.
Continuo discipulando a Kélida e a Alcione. Kélida tem crescido, está participando das aulas de preparação para o batismo, mas tem sofrido com a resistência da tia, com quem ela mora, em deixá-la ser batizada. Por isso, ela seguiu a orientação da sua mãe de esperar um pouco mais para passar pelo batismo. Por favor orem por ela.
A Alcione já ganhou bebê, é uma linda menina e nasceu saudável, graças ao Senhor. Orem, em especial pelo crescimento espiritual da Alcione, pois ela está passando algumas dificuldades nesta área. Orem também para que ela consiga um emprego para sustentar seus filhos.
O estudo evangelístico com a Evelyne tem progredido muito bem. Essa semana ela me disse que tinha que agradecer muito a Deus por ter me mandado para ensinar a Bíblia para ela. Orem intensamente pela salvação dela e da sua família.
Logo que cheguei aqui, comecei a fazer estudos com a Nhuca, mãe do Walter, um rapaz da nossa igreja. Contudo, com algumas semanas de estudo, ela não veio mais. Agora ela voltou a me pedir estudos bíblicos. Então, há duas semanas recomeçamos o estudo evangelístico com ela. Orem pela salvação dela.
Continuo também com o ministério com as crianças no culto infantil, aos finais de semana. Durante a semana, no período da noite, estou nas aulas do mestrado. Este mês tive aula de Teoria e Metodologia de Tradução com a Profa. Victoria Dominguez das Ilhas Canárias. Eu a convidei para almoçar um dia aqui em casa e a presentiei com uma Bíblia. Ela ficou emocionada e chegou a chorar. Orem para que ela leia a Bíblia que eu lhe dei e conheça a salvação de Deus.
Próximo sábado, teremos nosso primeiro batismo aqui. Será realizado numa praia pública aqui da cidade da Praia. Alguns jovens, que assistiram às aulas de batismo, estão participando de entrevistas com os pastores Júnior e Izaías para serem orientados em relação a esse assunto. Também conseguimos um espaço aqui em frente para realizar atividades esportivas, é a nossa mini-quadra Clube da Bíblia. Tem sido uma bênção para as crianças e jovens da comunidade.
Estamos programando a primeira reunião de mulheres para o mês de abril. Eu, Elda e Mônica estamos preparando essa programação. Queremos aproveitar essa oportunidade para dar orientações mais específicas às moças e mulheres já crentes, bem como convidar mais mulheres a participar das nossas reuniões. Orem por nós em relação a isso.
Estamos também vendo um prédio que está à venda bem perto de onde moramos e num local muito estratégico. Estamos orando para que, se for da vontade do Senhor, Ele nos dê condições para comprá-lo. O preço de imóveis aqui é muito alto, mas sabemos que, se o nosso Deus quiser, Ele pode nos dá esse presente para a glória do Seu nome.
Aproveito para agradecer a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração. Conto com as orações de todos!

• Pelo crescimento espiritual da Alcione e por um trabalho para ela;
• Pelo crescimento espiritual da Kélida e força diante das perseguições;
• Pela salvação da Evelyne e da sua família;
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela nossa proteção e nossa saúde;
• Pelos meus estudos no mestrado e por oportunidades para testemunhar de Cristo lá;
• Para que possamos comprar o prédio que está à venda perto de nossa casa;
• Pelo batismo, para que seja um tempo de edificação e testemunho para os que não são salvo;
• Pela salvação de todos que têm ouvido a Palavra.

Eu a Profa. Victoria Dominguez

Mini-quadra Clube da Bíblia

Nossa equipe

Janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

“Dêem graça ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações” – Salmo 105:1

Queridos(as) irmãos(ãs),

2011 começou e as nossas atividades aqui em Cabo Verde continuam a todo vapor!
As programações de natal e entrada de ano foram uma bênção. No natal fizemos um culto alusivo ao nascimento de Jesus e na entrada do ano, fizemos um culto de louvor, com um amigo secreto e um jantar. Nesta ocasião, nosso espaço se mostrou ainda mais insuficiente, algumas pessoas ficaram nos corredores e do lado de fora. Precisamos logo de um local adequado. Orem conosco por isso.
Minha mãe e minha irmã retornaram para Fortaleza no dia 03 deste mês e deixaram uma saudade imensa. O Senhor me deu um presente de natal maravilhoso, pois eu já tinha me preparado para passar o primeiro natal longe da minha família, mas Deus quis alegrar o meu coração e mandou-as para cá. Louvado seja Deus!
Os discipulados com Kélida e Alcione estão indo bem. Alcione passou por várias dificuldades no final do ano passado. Foi despejada da casa em que morava na noite de natal, mas agora conseguimos alugar um quarto para ela morar com seus dois filhos, e a igreja está mantendo o seu aluguel por enquanto. Esperamos o nascimento do seu terceiro filho para o mês que vem. Orem por ela.
Kélida continua bem interessada, mas só pode vir às programações no domingo. Orem pelo crescimento espiritual dela.
O estudo evangelístico com Evelyne tem sido uma bênção! Fico muito animada ao ver os olhos dela brilhar com as maravilhas que aprende da Palavra de Deus. Orem pela salvação dela.
As aulas do mestrado têm sido muito empolgantes, tenho aprendido coisas da língua caboverdiana que, sem o mestrado, demoraria muito para perceber. Também tem sido um bom ambiente para fazer novas amizades. Orem para que eu possa falar mais de Cristo lá também.
Neste mês, realizamos a primeira ceia aqui e o primeiro culto de missões. Foram dois momentos emocionantes e muito edificantes. Temos planejado um batismo para breve. Os pastores Izaías e Júnior já vão começar uma sala de batismos para os interessados. Orem por isso também.
Obrigada a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração. Conto com as orações de todos!
• Pelo crescimento espiritual da Alcione, pelo final da sua gravidez e por um trabalho para ela;
• Pelo crescimento espiritual da Kélida;
• Pela salvação da Evelyne e da sua família;
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela nossa proteção e nossa saúde;
• Pelos meus estudos no mestrado e por oportunidades para testemunhar de Cristo lá;
• Para que possamos alugar/comprar um prédio para a igreja;
• Agradeçam pelo tempo com minha família aqui.




Praia, novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

“Dêem graça ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações” – Salmo 105:1

Queridos(as) irmãos(ãs),

Este é o sexto mês que estou aqui em Cabo Verde e neste mês, completei mais um ano de vida. Louvado seja Deus! Foi um dia muito especial, a minha equipe fez um almoço maravilhoso e, à noite, eles fizeram um lindo bolo para cantar parabéns com a igreja (veja fotos abaixo). Agradeço a todos que manifestaram carinho e atenção, através de ligações, e-mails, recados etc. Todas as mensagens me alegraram muito.
A família do Pr Izaías já está aqui entre nós. Eles estão morando na casa em cima da minha. Isso tem sido ótimo, pois tenho me sentido mais acompanhada. Fizemos um culto de boas-vindas para eles, no dia 02. Tantas pessoas compareceram que não couberam todos na minha sala, alguns tiveram que ficar no corredor (veja fotos no meu blog).
Agradeço a todos que têm orado pela Alcione. Como eu postei no blog, ela recebeu Cristo como Salvador no estudo bíblico que fazemos. Orem agora pelo crescimento espiritual dela e para que ela consiga um emprego e uma escola gratuita (jardim de infância) para seus filhos.
Continuem também orando pela Kélida. Ela tem mostrado interesse no estudo bíblico e agora está podendo comparecer às programações de terça e quinta, além do domingo.
Segunda-feira, recebi para almoçar aqui em casa a minha ex-professora de francês. Ela se mostrou muito interessada em estudar a Bíblia comigo e frequentar nossos cultos. Ela me prometeu que estaria no culto de domingo. O nome dela é Evelyne, ela é de Senegal e é Wolof, o mesmo povo com quem o Mis. Heron vai trabalhar na Gâmbia. Orem para que ela continue com esse interesse e para que o Senhor prepare o seu coração para receber a Sua Palavra.
Outra novidade é que fui selecionada para cursar o mestrado em Língua Caboverdiana. O primeiro módulo será no final deste mês. Esse mestrado vai me ajudar muito na preparação para o projeto de tradução da Bíblia para o crioulo.
Deixe-me dar um breve esclarecimento sobre a língua caboverdiana. Essa língua, por enquanto, é apenas oral, as pessoas escrevem em crioulo, mas cada um segue suas próprias regras, pois não há uma escrita oficial. Há vários anos alguns caboverdianos lutam pela oficialização do crioulo, o que acarretaria na criação de uma escrita oficial e do ensino dessa escrita nas escolas. Mas acredito que isso ainda vai demorar muito. As pessoas são alfabetizadas em português e falam o crioulo. O que tenho percebido, através dos estudos bíblicos, é uma imensa dificuldade na leitura em português, por falta da base na leitura na língua materna: o crioulo. Em vista de tudo isso, tenho orado para que os crentes daqui não fiquem tão dependentes de nós para estudar a Bíblia, e a única solução que tenho visto para o momento, seria uma versão em áudio da Bíblia em crioulo, já que não há uma escrita oficial em crioulo, por enquanto.
O mestrado durará 2 anos e é particular. Aqui não tem universidade pública e só alunos nacionais podem ganhar bolsas de estudo. Então, isso acarretará em uma despesa a mais para mim. Por favor, orem por isso e para que eu também tenha oportunidade de falar da Sua salvação para os outros alunos.
Obrigada a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração e algumas fotos do nosso ministério aqui. Conto com as orações de todos!

• Agradeçam pela salvação da Alcione e peçam pelo seu crescimento espiritual e por um emprego para ela;
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela salvação de todos os descrentes que estão recebendo estudo bíblico;
• Pela nossa proteção;
• Agradeçam pela bênção de poder fazer o mestrado aqui mesmo no campo e peçam para que o Senhor levante mantenedores para este fim;
• Para que possamos alugar/comprar um prédio para a igreja;
• Pelo crescimento espiritual da Kélida;
• Para que dê certo fazer o estudo bíblico com a Evelyne e pela salvação dela.
Primeira reunião com toda equipe Maranata em Cabo Verde
Entregando certificado de conclusão da primeira parte do discipulado para Kélida
Almoço do meu aniversário

Meu aniversário

Praia, outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

“Dêem graça ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações”
Salmo 105:1

Queridos(as) irmãos(ãs),

Este é o quinto mês que estou aqui em Cabo Verde. Graças a Deus, já consigo entender bem mais o crioulo e arrisco a falar bem mais também. Consigo ministrar os estudos bíblicos com um pouco menos de dificuldade – louvado seja Deus! Mas ainda preciso melhorar muito! Então, não se esqueçam de orar pelo meu aprendizado da língua.
Agradeço por todos que estão orando pela Kélida. Por duas vezes, seu pai tentou abusá-la, ela saiu da casa de dele e está morando com uma tia. Como a casa da tia dela fica um pouco distante daqui, ela só está frequentando os cultos de domingo e o discipulado comigo nas sextas. Orem para que ela continue crescendo no Senhor e para que ela tenha oportunidade de testemunhar de Cristo para a sua família.
Estávamos preocupados com a Dadá, irmã da Kélida, que tinha ficado sozinha com o pai. Depois de passarmos um tempo orando para que o Senhor a tirasse também de lá, Deus respondeu positivamente às nossas orações. A Dadá está morando também com uma tia (a mãe dela já morreu). O Poly, pai da Kélida e Dadá, está bastante chateado conosco, por causa da perda da guarda da Dadá e ele tem feito ameaças. Orem para que o Senhor continue a nos proteger e transforme o coração desse homem.
Continuo também dando estudo evangelístico para a Alcione. Esta semana ela me falou que sabia que se morresse agora iria para o inferno, mas que ainda não tinha fé para fazer uma decisão por Cristo. Orem para que o Senhor dê a fé que ela precisa. Também orem para que ela consiga um trabalho que lhe permita sustentar seus filhos.
Há uma possibilidade de eu cursar um mestrado em Crioulística (linguística da língua caboverdiana), na Universidade de Cabo Verde. Esse curso seria um ótimo instrumento no meu preparo para trabalhar com a tradução da Bíblia. Estou esperando uma autorização formal da missão. Orem por isso, pois aqui não tem mestrado gratuito como no Brasil; e, se eu for cursar mesmo, terei mais uma despesa durante 2 anos.
Aproveito para agradecer imensamente as orações e apoio dos irmãos. Nossa parceria tem sido uma grande bênção para mim. O Senhor recompensará o ministério de apoio de cada um de vocês. Agradeço também os instrumentos musicais que alguns irmãos aí do Brasil têm doado para a gente. Tenham certeza que as suas doações contribuirão muito para o andamento da obra aqui.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração e algumas fotos do nosso ministério aqui. Conto com as orações de todos!
• Pelo crescimento espiritual e frutos de mudança de vida de todos aqueles que já são salvos;
• Pela salvação da Alcione e dos outros descrentes que estão recebendo estudo bíblico;
• Pela nossa proteção;
• Para que Deus me possibilite cursar o mestrado;
• Para que possamos alugar/comprar um prédio para a igreja;
• Pela viagem de retorno da família Arruda, no dia 01 de novembro;
• Agradeçam pelo livramento que Deus deu para Kélida e Dadá, providenciando outros lares para elas.

Estudo bíblico com Alcione

Entregando prêmio para Milene: mais participativa do mês de setembro

Culto de terça-feira

Em Cristo,
Eliane Vieira

Agosto de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós” (2 Ts 3:2)
Queridos(as) irmãos(ãs),
Já estou quase completando três meses aqui em Cabo Verde e só tenho a agradecer a Deus por todas as maravilhas que Ele tem feito.
Depois de passar pela adaptação com o racionamento de água, agora tive que me adaptar com a falta de energia. Logo que cheguei, vi que faltava energia quase todos os dias, mas o máximo que ficávamos sem ela era umas 5 horas. Agora foi um pouco diferente, passamos 2 dias inteiros e seguidos sem energia, ela só chegava à noite. Foi um pouco difícil pra mim, porque eu achei que ia perder tudo que tinha na geladeira. Fiquei um pouco estressada, mas Deus está me dando paciência e também estou me adaptando a isso.
Ultimamente tem chovido um pouco por aqui. Tivemos até uma noite inteira de chuva. Louvamos a Deus por isso. Quarta-feira desta semana tivemos que parar o evangelismo no Democratas no meio da programação por causa da chuva. As programações lá têm sido uma bênção. As pessoas demonstram estarem gostando, elas participam bem na hora dos cânticos e ficam bem atentas para os filmes de histórias bíblicas que passamos.
O discipulado com a Kélida continua muito bem. Ela tem desenvolvido o seu aprendizado e tem se firmado na fé cada vez mais. Também comecei um estudo bíblico com outra mulher. Ela se chama Alcione, tem dois filhos, Daiane e Anderson, e não é crente. Orem para que através desse estudo ela conheça o Senhor Jesus Cristo e tenha sua vida transformada. Orem também por proteção de Deus para ela e seus filhos, pois ela tem passado por momentos difíceis e tem sofrido algumas ameaças.
A Nhuca, aquela senhora que eu estava dando estudo bíblico e estava me ajudando a aprender crioulo, não apareceu mais. Continuem orando por ela, para que ela tenha interesse pelas coisas de Deus.
Continuo trabalhando com as crianças na salinha. Eu e Mônica temos dividido esse ministério. As crianças me ajudam muito com a aprendizagem do crioulo, elas sempre me corrigem, não deixam passar nada.
Continuamos com as programações de férias, futebol para os meninos, bordado para as meninas e passeios e brincadeiras para ambos.
Orem especialmente para que em breve possamos alugar um prédio para nossa congregação. Todas as programações acontecem aqui na casa do Pr. Izaías (casa onde estou morando enquanto Pr Izaías e família estão no Brasil) e o espaço não é adequado. Estamos precisando de recursos para isso. Precisamos também de mais violões e flautas, pois só temos 1 violão para as aulas de vários alunos e para os cultos. Se alguém quiser doar algum desses instrumentos para o trabalho aqui, por favor, entre em contato comigo ou com a MMM. Nós providenciaremos a chegada dos instrumentos aqui.
Aproveito para agradecer imensamente as orações e apoio dos irmãos. Nossa parceria tem sido uma grande bênção para mim. O Senhor recompensará o ministério de apoio de cada um de vocês.
Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração e algumas fotos do nosso ministério aqui. Conto com as orações de todos!
• Agradeçam ao Senhor pelas chuvas;
• Peçam pela salvação e proteção da Alcione;
• Peçam para que a Nhuca tenha interesse pelas coisas de Deus;
• Pelo crescimento espiritual da Kéllida;
• Pelos estudos de crioulo, de violão e de flauta;
• Pela vida do Pr Izaías e de sua família que estão no Brasil;
• Por recursos para alugarmos um prédio para a congregação;
• Por mais violões e flautas para nossa congregação.

Julho de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Praia, julho de 2010

“Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos.” Salmo 65:5
Queridos(as) irmãos(ãs),


Já estou aqui em Cabo Verde há mais de 1 mês, mas já me sinto como se estivesse passado muito mais tempo. Já estou praticamente adaptada à vida aqui. Às vezes ainda cometo algumas garfes por não conhecer bem a cultura, mas com o tempo, isso vai melhorando.

O primeiro mês (junho) foi dedicado à minha instalação e adaptação. Agora em julho, comecei a ajudar nos trabalhos desenvolvidos aqui. A minha ajuda ainda é pouca, pois preciso aprender mais o crioulo. Estou trabalhando na secretaria/tesouraria da nossa pequena congregação. Além desse trabalho mais burocrático, também estou tendo a alegria de ministrar estudos bíblicos de evangelismo para uma senhora chamada Nhuca. Ela ainda não é crente, é mãe de um adolescente convertido de nossa congregação. Orem pela conversão dela. Também estou discipulando uma jovem chamada Kélida. Orem pelo crescimento espiritual dela e pela salvação do seu pai, Polly, ele bebe muito e isso dificulta bastante a vida da Kélida.

Todos os domingos pela manhã o Pr Junior joga futebol com uns homens da Guiné Bissau. Depois do jogo, eles vêm para minha casa, onde oferecemos uma café da manhã pra eles e, em seguida, o Pr Junior ministra um estudo bíblico. O Senhor já salvou 2 homens através desse ministério, o Tó e o Nixon. Orem pelo crescimento espiritual deles.

Estou ajudando na salinha das crianças. Esse tem sido o maior desafio, pois as crianças que não frequentam a escola ainda, não entendem português, então eu tenho que me virar no crioulo. O que sai é uma mistura, que eu chamo de criolês (crioulo com português).

Estamos em período de férias escolares, então aproveitamos esse tempo para fazer algumas programações de férias com os jovens. Todos os dias o Pr Junior joga futebol com os meninos. Eu e Mônica estamos ensinando ponto-cruz para as meninas, nas terças e quintas pela manhã. Na sexta-feira, estamos fazendo passeios na praia com eles. Tem sido um tempo de comunhão e lazer maravilhoso!

Dia 11, comemoramos 1 ano da família Souza aqui em Cabo Verde. Passamos as fotos relembrando momentos vividos nesse tempo e, no final, teve um delicioso bolo com refrigerante.
O problema da água na minha casa foi totalmente solucionado. A bomba está funcionando direitinho e a água da rede tem vindo todos os dias, o que mantém a caixa d’água sempre cheia – louvado seja Deus!

Eu e Mônica estamos tendo aula de violão com o Pr Junior. Conversando, percebemos que aliviaríamos um pouco a carga de trabalho do Pr Junior se pudéssemos ajudar mais na música, também poderíamos fazer programações com crianças com mais qualidade. Orem para que o Senhor nos capacite nesse desafio. Estou achando super difícil, mas confio na capacitação do Senhor.

Orem também para que o Senhor nos dê mais violões. O Pr Junior tem vários alunos de violão e nós só temos 1 violão para todos os alunos estudarem e para ser usado nos cultos. Aproveito e peço que, se algum irmão quiser fazer uma doação de violão ou flauta para o nosso projeto, seria muito bem-vindo, é só entrar em contato comigo que providenciaremos uma forma do instrumento chegar aqui.

Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração e algumas fotos do nosso ministério aqui. Conto com as orações de todos!
• Agradeçam ao Senhor pela minha adaptação;
• Agradeçam pela resolução do problema da água;
• Peçam pela salvação da Nhuca;
• Pelo crescimento espiritual da Kéllida;
• Pelos estudos de crioulo e de violão;
• Pela salvação dos homens da Guiné que participam dos estudos;
• Pela salvação de algumas mulheres que têm frequentado nossas programações: Márcia, Karla, Zilena, Alcione;
• Pela vida do Pr Izaías e de sua família que estão no Brasil.

Obrigada a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Ministério com crianças

Programação de férias
Evangelismo com homens da Guiné

Adaptando-se em Cabo Verde ~ Carta de Oração

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Praia, 14 de junho de 2010.

“Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” Lucas 1:46-47


É com muita alegria que escrevo a minha primeira carta de oração aqui de Cabo Verde. Estou aqui desde o dia primeiro. A viagem para cá estava marcada para o dia 31 de maio, mas o vôo foi cancelado e só saiu no dia seguinte. Por causa do cancelamento, uma irmã da minha igreja (Liane) decidiu vir comigo e passar uma semana aqui. Isso foi muito bom, porque, além da companhia dela, pude trazer toda a minha bagagem.

Na primeira semana, ficamos hospedadas na casa do Pr Junior e da Mônica, pois o Pr Izaias e a família estavam arrumando tudo para a temporada deles no Brasil. A viagem deles foi no dia 6 de junho. Nesse dia, me mudei para a casa deles. Daí, comecei a me instalar. Com a ajuda do Pr Junior e da Mônica – os quais têm cuidado de mim como de uma filha – estou com tudo quase funcionando dentro de casa. Quase, porque estou com problema para ter água saindo da torneira (o que é muito comum por aqui). A casa do Pr Izaias tem uma vantagem grande: tem uma caixa d’água enorme no chão. Isso é muito bom, porque armazena muito água e é difícil faltar, mas também é difícil tirar água dessa caixa sem uma bomba. A bomba que tinha aqui foi roubada, já providenciamos outra, mas é uma novela para encontrar alguém que instale. Alguns prometem, mas nunca vêm. Hoje, pela primeira vez depois que estou aqui, vi água saindo da torneira (mas não era da caixa d’água, era da rua). Era fraquinha e só foi por alguns minutos, mas já me emocionou.

Desde que o Pr Izaias saiu, o Pr. Junior e a Mônica estão desenvolvendo todas as atividades. Apesar de muito trabalho, eles estão conseguindo fazer tudo muito bem. Eles me deram esse mês para adaptação, também é um tempo para eu começar a aprender um pouco de crioulo. A partir do mês que vem, começo a ajudar a Mônica na salinha das crianças. Tenho aproveitado para conhecer as pessoas que já frequentam as reuniões e para fazer novas amizades. Já consigo entender alguma coisa do crioulo, quando as pessoas falam devagar e até já arrisco umas poucas frases e palavras soltas.

A poeira aqui é algo inacreditável! Isso tem desencadeado as minhas crises alérgicas. Já tive que tomar remédios por 2 vezes para conter a alergia e desinflamar a garganta.

Estou muito animada com os desafios do trabalho aqui. Sei que o Senhor me preparou e continua a me preparar para esse tempo. Louvo a Ele porque esse período de adaptação tem sido menos difícil do que eu imaginei. Os caboverdianos são muito simpáticos e têm me recebido muito bem. Ainda me sinto um pouco constrangida ao andar na rua, porque eles me olham da cabeça aos pés - não tem como disfarçar que sou estrangeira!

Agradeço imensamente a todos que têm orado e contribuído para realização desse projeto. No mês de maio, o Senhor me concedeu o 100% do valor de estabelecimento em Cabo Verde. Louvado seja Deus!!! Agradeço à minha igreja, Igreja Batista Manancial, à igreja Batista Regular de Novo Juazeiro e à igreja Bíblica Batista do Planalto que, generosamente, deram essa oferta.

Por favor, não deixem de orar por nós!


  • Adaptação: aprendizagem da língua e cultura;

  • Crescimento espiritual;

  • Saúde;

  • Resolução do problema da bomba de água;

  • Crescimento espiritual dos caboverdianos convertidos;

  • Salvação de mais caboverdianos;

  • Temporada da família do Pr Izaias no Brasil;

  • Possibilidade de alugarmos/comprarmos um lugar para nossa congregação.



Em Cristo,
Eliane

Janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010


“Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca proclamarei tua fidelidade a todas as gerações.”
Salmo 89:1

Brasília, janeiro de 2010.


O ano de 2009 se encerrou e mais uma vez pudemos ver as grandes bênçãos do Senhor derramadas em nossas vidas. Foi um ano muito produtivo.

Comecei o ano dando aulas para vocacionados que querem trabalhar com a tradução da Bíblia. Passei os meses de janeiro e fevereiro auxiliando nas disciplinas de Introdução à Linguística e Fonética, e os meses de abril maio e junho auxiliando na disciplina de Fonologia 1. Aproveitei esse tempo em Brasília para divulgar o projeto Cabo Verde nas igrejas das cidades satélites.

Em junho, tive a alegria de participar da conferência para pastores e líderes De Volta aos Princípios e também da clínica promovida pela MMM. No mês seguinte, julho, trabalhei no acampamento de crianças e adolescentes da minha igreja, dando estudos e oficinas, e também dirigindo as brincadeiras. Participei, ainda, de duas EBF´s promovidas pela Igreja Bíblica Maranata, em Fortaleza. Uma no bairro Edson Queiroz e a outra no bairro João Paulo.

Em agosto, comecei a ajudar num ponto de pregação da minha igreja em Messejana, em um trabalho dirigido pelo Pr. Wadson. Ajudei em algumas áreas como discipulado, programação de adolescentes e de crianças, direção do culto e organização de programações especiais.

Em outubro, fui para a conferência Fiel, em Águas de Lindóia, que foi uma grande bênção. Tanto fui alimentada espiritualmente como tive a alegria de reencontrar alguns amigos.

Encerrei o ano realizando uma Campanha Evangelística no ponto de pregação em Messejana, durante 5 dias. No sexto dia, realizamos uma programação de natal com a apresentação da peça de natal Culpado ou Inocente?, encenada pelas crianças de Messejana.

Durante todas essas atividades que tive a alegria de executar, visitei várias igrejas em Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Ceará. Também visitei igrejas em outros estados como: São Paulo, Goiás e Brasília.

O Senhor me alegrou muito este ano me dando 85% do sustento mensal necessário para eu ir para Cabo Verde e 45% do sustento de estabelecimento (para a minha mudança para o campo). Por isso, estamos planejando minha viagem de mudança ainda para este semestre. Esperamos que o Senhor confirme nossos planos, se for do Seu agrado.

Tive um natal e uma entrada de ano bem diferente de todas que já tive. Passei todo esse tempo no hospital. Meu pai teve uma crise de dor causada por cálculos na vesícula e veio do interior do Ceará para Fortaleza às pressas. Ele ficou internado 8 dias para se preparar para fazer a cirurgia e eu fiquei lá com ele quase o tempo inteiro. Saímos do hospital dia 01 de janeiro de 2010, com meu pai totalmente recuperado. Então, já começamos o ano muito alegre por essa bênção do Senhor.

2010 já começa com muito trabalho, graças ao Senhor. Desde o dia 09 de janeiro estou aqui em Brasília, dando aulas de Introdução à Linguística no CLM (Curso de Linguística e Missiologia). No início de fevereiro, viajo para o interior de São Paulo para divulgar o projeto Cabo Verde e desafiar igrejas para participar desse projeto. Na última semana de fevereiro, vou para Barreiras, no interior da Bahia, para ministrar aulas de Como Estudar a Bíblia, em um curso de formação teológica na Igreja Batista Regular de lá. Então, no final de fevereiro, retorno para Fortaleza para organizar as coisas para minha viagem.

Continuo a contar com o apoio e orações dos irmãos!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

PEDIDOS DE ORAÇÃO:
* Agradeçam a Deus pelas inúmeras bênçãos de 2009;
* Peçam pela complementação do meu sustento mensal e de estabelecimento;
* Pela confirmação da minha viagem neste semestre;
* Pelo meu crescimento espiritual;
* Pela minha equipe em Cabo Verde – famílias Arruda e Souza.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Em Cristo,
Eliane Vieira