Adaptando-se em Cabo Verde ~ Carta de Oração

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Praia, 14 de junho de 2010.

“Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” Lucas 1:46-47


É com muita alegria que escrevo a minha primeira carta de oração aqui de Cabo Verde. Estou aqui desde o dia primeiro. A viagem para cá estava marcada para o dia 31 de maio, mas o vôo foi cancelado e só saiu no dia seguinte. Por causa do cancelamento, uma irmã da minha igreja (Liane) decidiu vir comigo e passar uma semana aqui. Isso foi muito bom, porque, além da companhia dela, pude trazer toda a minha bagagem.

Na primeira semana, ficamos hospedadas na casa do Pr Junior e da Mônica, pois o Pr Izaias e a família estavam arrumando tudo para a temporada deles no Brasil. A viagem deles foi no dia 6 de junho. Nesse dia, me mudei para a casa deles. Daí, comecei a me instalar. Com a ajuda do Pr Junior e da Mônica – os quais têm cuidado de mim como de uma filha – estou com tudo quase funcionando dentro de casa. Quase, porque estou com problema para ter água saindo da torneira (o que é muito comum por aqui). A casa do Pr Izaias tem uma vantagem grande: tem uma caixa d’água enorme no chão. Isso é muito bom, porque armazena muito água e é difícil faltar, mas também é difícil tirar água dessa caixa sem uma bomba. A bomba que tinha aqui foi roubada, já providenciamos outra, mas é uma novela para encontrar alguém que instale. Alguns prometem, mas nunca vêm. Hoje, pela primeira vez depois que estou aqui, vi água saindo da torneira (mas não era da caixa d’água, era da rua). Era fraquinha e só foi por alguns minutos, mas já me emocionou.

Desde que o Pr Izaias saiu, o Pr. Junior e a Mônica estão desenvolvendo todas as atividades. Apesar de muito trabalho, eles estão conseguindo fazer tudo muito bem. Eles me deram esse mês para adaptação, também é um tempo para eu começar a aprender um pouco de crioulo. A partir do mês que vem, começo a ajudar a Mônica na salinha das crianças. Tenho aproveitado para conhecer as pessoas que já frequentam as reuniões e para fazer novas amizades. Já consigo entender alguma coisa do crioulo, quando as pessoas falam devagar e até já arrisco umas poucas frases e palavras soltas.

A poeira aqui é algo inacreditável! Isso tem desencadeado as minhas crises alérgicas. Já tive que tomar remédios por 2 vezes para conter a alergia e desinflamar a garganta.

Estou muito animada com os desafios do trabalho aqui. Sei que o Senhor me preparou e continua a me preparar para esse tempo. Louvo a Ele porque esse período de adaptação tem sido menos difícil do que eu imaginei. Os caboverdianos são muito simpáticos e têm me recebido muito bem. Ainda me sinto um pouco constrangida ao andar na rua, porque eles me olham da cabeça aos pés - não tem como disfarçar que sou estrangeira!

Agradeço imensamente a todos que têm orado e contribuído para realização desse projeto. No mês de maio, o Senhor me concedeu o 100% do valor de estabelecimento em Cabo Verde. Louvado seja Deus!!! Agradeço à minha igreja, Igreja Batista Manancial, à igreja Batista Regular de Novo Juazeiro e à igreja Bíblica Batista do Planalto que, generosamente, deram essa oferta.

Por favor, não deixem de orar por nós!


  • Adaptação: aprendizagem da língua e cultura;

  • Crescimento espiritual;

  • Saúde;

  • Resolução do problema da bomba de água;

  • Crescimento espiritual dos caboverdianos convertidos;

  • Salvação de mais caboverdianos;

  • Temporada da família do Pr Izaias no Brasil;

  • Possibilidade de alugarmos/comprarmos um lugar para nossa congregação.



Em Cristo,
Eliane

0 comentários: