Julho de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Praia, julho de 2010

“Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos.” Salmo 65:5
Queridos(as) irmãos(ãs),


Já estou aqui em Cabo Verde há mais de 1 mês, mas já me sinto como se estivesse passado muito mais tempo. Já estou praticamente adaptada à vida aqui. Às vezes ainda cometo algumas garfes por não conhecer bem a cultura, mas com o tempo, isso vai melhorando.

O primeiro mês (junho) foi dedicado à minha instalação e adaptação. Agora em julho, comecei a ajudar nos trabalhos desenvolvidos aqui. A minha ajuda ainda é pouca, pois preciso aprender mais o crioulo. Estou trabalhando na secretaria/tesouraria da nossa pequena congregação. Além desse trabalho mais burocrático, também estou tendo a alegria de ministrar estudos bíblicos de evangelismo para uma senhora chamada Nhuca. Ela ainda não é crente, é mãe de um adolescente convertido de nossa congregação. Orem pela conversão dela. Também estou discipulando uma jovem chamada Kélida. Orem pelo crescimento espiritual dela e pela salvação do seu pai, Polly, ele bebe muito e isso dificulta bastante a vida da Kélida.

Todos os domingos pela manhã o Pr Junior joga futebol com uns homens da Guiné Bissau. Depois do jogo, eles vêm para minha casa, onde oferecemos uma café da manhã pra eles e, em seguida, o Pr Junior ministra um estudo bíblico. O Senhor já salvou 2 homens através desse ministério, o Tó e o Nixon. Orem pelo crescimento espiritual deles.

Estou ajudando na salinha das crianças. Esse tem sido o maior desafio, pois as crianças que não frequentam a escola ainda, não entendem português, então eu tenho que me virar no crioulo. O que sai é uma mistura, que eu chamo de criolês (crioulo com português).

Estamos em período de férias escolares, então aproveitamos esse tempo para fazer algumas programações de férias com os jovens. Todos os dias o Pr Junior joga futebol com os meninos. Eu e Mônica estamos ensinando ponto-cruz para as meninas, nas terças e quintas pela manhã. Na sexta-feira, estamos fazendo passeios na praia com eles. Tem sido um tempo de comunhão e lazer maravilhoso!

Dia 11, comemoramos 1 ano da família Souza aqui em Cabo Verde. Passamos as fotos relembrando momentos vividos nesse tempo e, no final, teve um delicioso bolo com refrigerante.
O problema da água na minha casa foi totalmente solucionado. A bomba está funcionando direitinho e a água da rede tem vindo todos os dias, o que mantém a caixa d’água sempre cheia – louvado seja Deus!

Eu e Mônica estamos tendo aula de violão com o Pr Junior. Conversando, percebemos que aliviaríamos um pouco a carga de trabalho do Pr Junior se pudéssemos ajudar mais na música, também poderíamos fazer programações com crianças com mais qualidade. Orem para que o Senhor nos capacite nesse desafio. Estou achando super difícil, mas confio na capacitação do Senhor.

Orem também para que o Senhor nos dê mais violões. O Pr Junior tem vários alunos de violão e nós só temos 1 violão para todos os alunos estudarem e para ser usado nos cultos. Aproveito e peço que, se algum irmão quiser fazer uma doação de violão ou flauta para o nosso projeto, seria muito bem-vindo, é só entrar em contato comigo que providenciaremos uma forma do instrumento chegar aqui.

Deixo com vocês um resumo dos pedidos de oração e algumas fotos do nosso ministério aqui. Conto com as orações de todos!
• Agradeçam ao Senhor pela minha adaptação;
• Agradeçam pela resolução do problema da água;
• Peçam pela salvação da Nhuca;
• Pelo crescimento espiritual da Kéllida;
• Pelos estudos de crioulo e de violão;
• Pela salvação dos homens da Guiné que participam dos estudos;
• Pela salvação de algumas mulheres que têm frequentado nossas programações: Márcia, Karla, Zilena, Alcione;
• Pela vida do Pr Izaías e de sua família que estão no Brasil.

Obrigada a todas as igrejas e irmãos que têm me apoiado através de orações, ofertas e palavras de incentivo. Que o Senhor continue a iluminar suas vidas e encher o coração de vocês de satisfação na graça do Senhor.
Ministério com crianças

Programação de férias
Evangelismo com homens da Guiné

6 comentários:

Josi Santos disse...

Bom dia minha irmã Eliane, feliz pelo progresso da obra em Cabo Verde.... Minha como posso postar várias fotos em minha página do blog?

Eliane Vieira disse...

Josi, é só ir clicando no ícone que tem acima de onde vc digita o texto e ir carregando a foto, mas tem que fazer isso com uma foto de cada vez. Beijos

Anônimo disse...

oi Liu!!!
fiquei muito felíz em saber notícias suas, estamos orando por ti!! Rosa disse q vc esta com uma cara ótima!!!
te amamos!!
Michelle

Eliane Vieira disse...

Obrigada, Chelly!

Andressa disse...

Querida irmã,

Estou muito feliz em ver e saber que você esta se adaptando bem. Que o Senhor te ajude nas lutas e te fortaleça a cada dia. Estou orando por você.
Um grande abraço,
Andressa

Eliane Vieira disse...

Obrigada, Andressa!